NEURÓNIOS PARA
QUE VOS
QUERO
Exercícios
de Estimulação do Cérebro
Elda Jara Doutel
Psicomotricista
O envelhecimento é um processo
adaptativo, lento e contínuo que traz consigo uma vasta sequência de alterações
marcadas por factores biológicos, psicológicos e sociais que decorre ao longo
de toda a vida e que transformam o comportamento e qualidade de vida do idoso.
Relacionado com o envelhecimento está o
declínio cognitivo, isto é, as alterações cognitivas podem
causar incapacidades e limitações; incapacidades de mobilidade, de tomar
decisões. Na maior parte das vezes, as perdas cognitivas existentes nos idosos
resultam da inexistência, ou pouco treino do estímulo mental, assim,
desenvolver programas de treino mental auxiliam e potenciam um envelhecimento
activo e saudável.
Por
estas e outras razões, é de extrema importância a promoção do envelhecimento
activo para a inserção do idoso no meio, na vida social (Sequeira, 2010) visto
que, embora algumas
capacidades cognitivas se possam deteriorar, com treino/estimulação podem ser
recuperadas e enriquecidas.
Porque não nos preocupamos apenas com o físico, deixamos abaixo alguns exercícios que podem fazer de vez em quando ou diariamente e, que vos podem ajudar a "manter o cérebro a funcionar".
1.
Qual a data de pagamento (dia/mês/ano) das contas que vencem daqui a:
Dois dias
|
90 dias
|
||
Quatro meses
|
15 dias
|
||
1 ano
|
45 dias
|
||
Três semanas
|
seis semanas
|
||
60 dias
|
três dias
|
||
2 anos e 2 dias
|
uma semana
|
||
1 mês
|
10 dias
|
Dia-a-dia: Faça uma lista das contas mensais da sua casa, e coloque ao lado as datas de pagamento de cada uma
2. Significa a mesma coisa...
- 60 dias e 2 meses e meio?
- Adeus e até logo?
- 2:45h e "Quinze minutos para as três"?
- Baptizar e fazer crisma?
- Ter carta de condução e conduzir bem?
- Jogar futebol e ser jogador de futebol?
- Ler a Bíblia e ser religioso?
- Ir ao supermercado e gostar de fazer as compras da casa?
- Saber assinar o nome e ser alfabetizado?
- Usar óculos e ter miopia?
- Ter enteado e ser casado pela segunda vez com quem tem um filho?
- Usar gravata e ser advogado?
- Ter número de eleitor e ser maior de 18 anos?
- Usar aliança e ser casado na igreja?
- "Vinte para as 20h" e 7:35h?
3. Vamos montar uma ementa semanal?
Monte uma ementa de almoço para os sete dias da
semana. Não poderá repetir os pratos e cada ementa deverá conter uma carne,
dois acompanhamentos e uma sobremesa.
Ementa Semanal de Almoço
|
|
Segunda-feira
|
|
Terça-feira
|
|
Quarta-feira
|
|
Quinta-feira
|
|
Sexta-feira
|
|
Sábado
|
|
Domingo
|
4. Ao lado esquerdo de cada nome faça um
círculo para os itens que podemos encontrar em quartos e casas-de-banho de uma
casa e marque um x à direita daqueles que não:
Sapato
|
||
Banana
|
||
Sabonete
|
||
Detergente
|
||
Mamão
|
||
Natas
|
||
Graxa de sapatos
|
||
Óculos
|
||
Macarrão
|
||
Poste
|
||
Máquina fotográfica
|
||
Livro
|
||
Tapete
|
||
Batina
|
||
Barbeador
|
||
Filme
|
||
Cadeira
|
||
Morango
|
||
Tesoura
|
||
Bolacha
|
||
Remédio
|
||
Sapato
|
||
Broche
|
||
Manteiga
|
||
Ovo
|
||
Meias
|
||
Colar
|
||
Lâmpada
|
||
Vela
|
||
Fósforo
|
||
Lima de unhas
|
||
Cobertor
|
5. Escreva o nome da marca dos seguintes
itens que usa no seu dia-a-dia:
Carro:
|
|
Sabonete:
|
|
Pasta de dentes:
|
|
Perfume:
|
|
Champô:
|
|
Escova de dentes:
|
|
Papel higiénico:
|
|
Água mineral:
|
|
Manteiga:
|
|
Ténis:
|
|
Fogão:
|
|
Café:
|
|
Máquina de lavar:
|
|
Televisão:
|
|
Desodorizante:
|
|
Arroz:
|
|
Roupa preferida:
|
6. Aproximadamente, quanto tempo precisa
para:
Tomar banho:
|
|
Preparar uma chávena de café:
|
|
Sair da sala da sua casa e chegar ao quarto:
|
|
Fazer um bolo de chocolate:
|
|
Fazer uma caminhada:
|
|
Encontrar a chave de casa antes de sair:
|
|
Lavar um prato sujo no lava-louça:
|
|
Vestir-se depois do banho:
|
|
Ver telejornal na televisão:
|
|
Terminar de ler um livro de 100 páginas:
|
|
Escovar os dentes e passar fio dental:
|
|
Cortar as unhas dos pés e das mãos:
|
|
Encher um copo com água:
|
|
Sair de casa e chegar à sua igreja:
|
|
Fazer as compras mensais para a sua casa:
|
|
Ir ao multibanco levantar dinheiro:
|
Dia-a-dia: O que precisa para fazer cada uma destas coisas?
Tente lembrar-se dos objectos e actividades que fazem
parte de cada um dos itens acima.
7. Imagine que estes produtos estão no
armário da cozinha da sua casa. Faça um círculo à volta dos que estão fora do prazo de validade:
- Leite (01/02/2015)
- Ervilhas (14/06/2016)
- Mostarda (28/09/2011)
- Ovos (05/03/2016)
- Polpa de Tomate (19/05/2017)
- Flocos de Milho (07/10/2017)
- Azeite (22/04/2009)
- Feijão (26/11/2015)
- Açúcar (09/01/2018)
- Gelado (25/04/2013)
Dia-a-dia: Faça a lista de 10 produtos que tem em sua casa, e
coloque ao lado dos nomes as datas de validade. Some 10 meses a cada uma das
datas da sua lista.
8.
Reescreva as seguintes frases do texto substituindo as expressões em negrito
por outras, sem modificar o significado.
- Sou capaz de comer qualquer coisa quando estou com o estômago nas costas!
- De todas as coisas que guardo na minha memória, a fotografia do meu casamento é a menina dos meus olhos
- Sinto-me nas nuvens quando durmo bem
- Eu não abro mão de ir à missa ao domingo
- Fico com um aperto no coração quando penso em viajar de avião
- Não sou de lavar roupa suja com minha esposa fora de casa
Dia-a-dia: Escreva o máximo de ditados e expressões populares que
se lembrar. Em seguida, escreva o que cada um deles quer dizer e em que situação os usaria.
9.
Sublinhe as palavras com "letras intrusas" de cada uma das notícias:
PSP reforça policiamento em época de
Natal
A “Operração Polícia Sempre Preesente: Festas
Segurras 2018-2019”, que termiinna às 24:00 de 1 de janeiro, tem cumo objetivo
fomentarr o sentimento de segurança dos cidadadãos nas áreas comerciais,
sistemas de trransporte públicos e outros locais de grannde concentração de
pessoas, refere a PSP, em comunicado.
Os comandos da Polícia de Seggurança
Pública vão refforçar os meios operacionais nos próximos 19 dias, um policiaamento
que assenta na visibilidade, segurança rodoviária e proximidedade.
Chuva regressa a partir de
quarta-feira
De acorrdo com a meteorologista do Institututo Português do Marrr
e da Atmosfera (IPMA), para esta terça-feira já existe uma possibilidadade de
aguaceiros fraacos na região sul e no Minnho e Douro Litoral a partir da tarrde,
mas na quarta-feira passará a chuva fortte e persistente em toodo o território.
“Hoje vamos ter um dia com períodoos de céu muito nublado, mas
com nuvenns altas, vento frraco, sendo moderado nas terras alltas, formação de
geaada em alguns locais do interior Nortee e Centro, neblina ou nevooeiro
matinal e ainda uma pequena desciida da temperatutura”, disse.
Dia-a-dia: Pegue no jornal do dia ou a revista
semanal que costuma ler e use um marcador de texto para destacar a ideia
principal de cada notícia que escolher ler.
10.
O que faria se:
- Faltasse açúcar quando estivesse a preparar um café?
- Um copo de vidro caísse da sua mão?
- O almoço que você fez ficasse salgado?
- Perdesse a chave do carro no centro comercial?
- Percebesse que estava sem dinheiro para pagar o táxi?
- Encontrasse no seu armário um alimento que termina o prazo no dia seguinte?
- Chegassem visitas à sua casa à hora do jantar e não houvesse comida suficiente?
- Visse alguém a assaltar uma mulher na rua?
- Precisasse falar urgente com um amigo que está a viajar?
- Estivesse no último dia para pagar a conta de luz chegou e não pudesse sair para a pagar?
- A imagem da televisão não aparece?
- Faltou energia e não tem velas em casa?
- Esquecesse o aniversário do seu melhor amigo?
Dia-a-dia: Pense noutra resposta para cada um dos itens acima.
11.
Escreva o que tem na sua casa que é:
Redondo
|
|
Quadrado
|
|
Oval
|
|
Triangular
|
|
Mole
|
|
Verde
|
|
Pesado
|
|
Pontiagudo
|
|
Térmico
|
|
Com bom cheiro
|
|
Com mau cheiro
|
|
Quebrável
|
|
Inquebrável
|
|
Feito de tecido
|
|
Feito de madeira
|
Dia-a-dia: Olhe ao seu redor e nomeie o mais rápido possível tudo
o que vê.
12.
O que sou eu?
Sou um ingrediente amarelo e estou na pizza.
|
|
Sirvo para fazer sumos.
|
|
Sou usada para cortar os alimentos.
|
|
Guardo alimentos gelados.
|
|
Estou na cozinha e há um fogo.
|
|
Sou um alimento branco por fora e amarelo por
dentro.
|
|
Sou líquido e usam-me para lavar os pratos.
|
|
Sou quente e colocam-me numa chávena.
|
|
Sou gelado, saboroso e derreto.
|
|
Sou de tecido e minha função na cozinha é enxugar.
|
|
Tenho tampa, cabo e cozinho os alimentos.
|
|
Conservo as bebidas quentes.
|
|
Sou um tempero picante.
|
|
Quando me cortam faço as pessoas chorarem.
|
|
Deixo o café adocicado e as formigas querem me
comer.
|
|
Quando estão com sede as pessoas bebem-me.
|
|
Sou um tempero e tenho dentes.
|
|
Sou o ingrediente principal do cachorro-quente.
|
|
Sou doce, pequeno, gelatinoso e estou em todas as
festas de criança.
|
13.
Complete o quadro abaixo escrevendo:
- O seu sobrenome no terceiro espaço da primeira linha.
- O primeiro nome do seu pai no primeiro espaço da terceira linha.
- A sua idade no primeiro espaço da primeira linha.
- A cidade que nasceu ao lado da sua idade.
- A cidade em que o seu pai nasceu abaixo no nome da cidade em que você nasceu.
- Ao lado esquerdo do nome da cidade em que o seu pai nasceu o nome da sua mãe.
- Abaixo do seu sobrenome, o sobrenome dos seus filhos.
- Ao lado direito do seu sobrenome a hora neste momento.
- Abaixo da hora, a data de hoje.
- Os nomes de duas primas no segundo espaço da terceira linha.
- Dois sentimentos que você tem pela sua família no quarto espaço da terceira linha.
- O nome das pessoas que estão com você agora no espaço entre os nomes das suas primas e os dois sentimentos.
14.
Desenhe relógios de ponteiro que marquem:
- A hora a que acordava para ir à escola:
- A hora a que o almoço era servido em casa dos seus pais:
- A hora a que vai para a cama à noite:
- 15 minutos antes da hora a que costumava acordar para trabalhar:
- 20 minutos depois da hora a que o almoço é servido em sua casa:
- Meia hora antes da hora a que os seus filhos costumavam dormir:
- O horário do dia a que dá o seu programa preferido na televisão:
15.
Escreva o ingrediente que falta em cada uma das receitas:
Tosta Mista: pão, queijo, manteiga e __________.
Bolo: manteiga, leite, ovo e _______________.
Omelete: leite, sal e ____________.
Suspiro: clara de ovo, limão e ___________.
Cappuccino: leite, açúcar, chocolate e ________.
Caipirinha: limão, açúcar, gelo e __________.
Lasanha: massa, molho, carne moída, presunto e
_________.
Chocolate quente: chocolate em pó, açúcar, essência de
baunilha e ____________.
Sopa de cebola: sal, margarina, óleo, água e __________.
Pastel de nata: ovos, massa folhada, canela e
_____________.
Dia-a-dia: Defina o que é: Receita, Ingrediente e Sabor
16. Leia as informações da tabela
abaixo. Em seguida, responda às questões:
SUPERMERCADO 1
|
SUPERMERCADO 2
|
SUPERMERCADO 3
|
Ovos: 1€
Queijo: 2€
Pão: 0,50€
Manteiga: 1,50€
Leite: 0,65€
Café: 2€
Água: 0,70€
Açúcar: 0,90€
|
Ovos: 0,80€
Queijo: 1,50€
Pão: 0,25€
Manteiga: 1€
Leite: 0,50€
Café: 1,50€
Água: 0,50€
Açúcar: 0,70€
|
Ovos: 0,50€
Queijo: 1€
Pão: 0,15€
Manteiga: 0,75€
Leite: 0,35€
Café: 1€
Água: 0,35€
Açúcar: 0,50€
|
- Qual o valor total dos produtos em cada um dos três supermercados?
- Supermercado 1:
- Supermercado 2:
- Supermercado 3:
- Em que supermercado sai mais barato fazer estas compras?
- No supermercado mais barato, qual seria o troco a ser recebido, no caso de se pagar com uma nota de 50€?
- Em que supermercado faria as suas compras e porquê?
17.
Leia a lista de características a seguir e marque (V) para as frases
verdadeiras e (F) para as frases falsas:
( ) A palavra "Mentiroso" está na coluna da
direita, abaixo da palavra "Tímido".
( ) A palavra "Divertido" está na mesma
coluna que a palavra "Estudioso".
( ) A palavra "Confiável" é a décima
primeira palavra da primeira coluna.
( ) A palavra "Ansioso" é a terceira palavra
da segunda coluna.
( ) A palavra "Modesto" está na mesma coluna
que a palavra "Pontual".
( ) A palavra "Responsável" está à direita
da palavra "Ansioso".
( ) A palavra Chorão é a última palavra da segunda
coluna.
( ) A palavra "Pontual" está à esquerda da
palavra "Chorão".
( ) A palavra "Trabalhador" está ao lado da
palavra "Honesto".
( ) A palavra "Sincero" está acima de
Curioso e abaixo da palavra "Estressado".
Dia-a-dia: Leia
cada item da lista e escreva em que situações diárias as pessoas apresentam
essas características.
18. Faça um círculo à volta das actividades que fazem
parte da sua semana. Em seguida, organize o quadro abaixo de acordo com a sua
rotina:
19.
Diga o seu nome e sobrenome. Em seguida, responda em voz alta, o mais rápido
que puder:
- Quantas palavras existem no seu nome completo?
- Existe alguém consigo agora que tenha o mesmo nome ou sobrenome?
- Tem mais de 3 sobrenomes?
- Quais as vogais do seu primeiro nome?
- Tem algum sobrenome que comece com "S"?
- O seu nome é bíblico?
- O seu nome tem alguma vogal que se repete?
- Quais as vogais do seu primeiro sobrenome?
- Diga as primeiras e últimas letras de cada um dos seus sobrenomes.
- Você sabe de alguma personagem histórica que tenha o seu nome?
20.
Separe as palavras e reescreva as frases:
- EUCASEINAIGREJA
- NÃOTENHOFILHOS
- TENHOAPENASUMPRIMO
- NUNCAESTIVENOIVO
- OMEUCABELOÉGRISALHO
- AMINHANETAMORACOMIGO
- AMINHAESPOSAÉNEGRA
- EUTENHODOISIRMÃOSMAISVELHOS
- AMINHAAVÓERAUMAPÉSSIMACOZINHEIRA
- TODOSOSDOMINGOEUALMOÇOCOMOSMEUSPAIS
- AMINHAMÃETOCAVAPIANOMUITOBEM
- OMEUIRMÃOSEMPRETEVEMEDODEVIAJARDEAVIÃO
- EUNASCIENUMACIDADEPERTODAQUI
- AMINHAMÃETINHATREZEIRMÃOS
21.
Responda rápido:
- A data de hoje
- O nome da sua rua
- O nome de 3 peças de roupa que tem vestidas
- Dois presentes que daria à sua esposa ou marido no Natal
- Uma música que goste
- O nome de 4 pessoas da sua família
- Onde costuma guardar a chave de casa
- Um objecto que o faz lembrar do seu trabalho
- A cidade em que mora
- Que talheres usa para almoçar
- 3 alimentos que come com frequência
- Quantos dias têm uma semana
- O seu lugar preferido na casa
- Um presente que não gostaria de receber
- Uma data comemorativa que gosta
- O nome de 3 objectos que estão perto de si agora
22.
Como se faz para:
- Ligar o carro
- Saber a hora
- Acender a luz da sala
- Desligar a televisão
- Abrir a porta da casa-de-banho
- Fechar o poliban
- Colocar uma música a tocar
- Atender o telefone
- Lavar o cabelo
- Enxugar uma lágrima
- Assinar um cheque
23.
Pense na rotina da sua família em casa e descreva 3 situações comuns:
- Situação 1:
- Situação 2:
- Situação 3:
Dia-a-dia: Faça uma lista com o nome das pessoas e os objectos que
com eles interagem em cada situação acima. Se possível, num papel escreva no
lado direito as pessoas e no lado esquerdo os objectos.
Dia-a-dia: Usando o texto que escreveu para a "Situação 3" faça um círculo à volta das palavras que possuem antónimos e diga-os em voz alta.
Dia-a-dia: Usando o texto que escreveu para a "Situação 3" faça um círculo à volta das palavras que possuem antónimos e diga-os em voz alta.
24.
Leia as frases e diga se estão certas ou erradas:
a) O seu tio pode ser irmão da sua mãe.
b) O seu primo pode ser filho da sua tia.
c) Você é sobrinho da sua avó.
d) A neta da sua avó pode ser sua prima ou sua irmã.
e) O seu avô é sogro da sua esposa.
f) O seu filho é neto da sua sogra.
g) O seu tio pode ser pai do seu primo.
h) O seu irmão é genro do seu sogro.
i) A sua mãe pode ser irmã da sua avó.
j) A sua sogra pode ser sogra da sua esposa.
l) A sua mãe pode ser avó do seu sobrinho.
m) O seu filho pode ser irmão do seu outro filho.
n) O seu pai pode ser irmão do seu tio.
25. Faça um círculo à volta das letras que formam o primeiro nome do seu PAI e risque as letras do
SEU PRIMEIRO NOME.
Primeiro nome do seu pai: ___________________________
O seu primeiro nome: _______________________________
E aqui temos a nossa primeira proposta de exercícios (adaptado de) para manter o cérebro alerta, experimentem e digam-nos o que vos parece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário