sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Programa Xtreme VINTAGE_Yoga Sénior

Yoga Sénior 

Yoga é para Todos, incluindo os Seniores

Elda Jara Doutel
Psicomotricista

Uma das principais características do Yoga é que pode ser adaptado a diferentes populações com diversas habilidades e necessidades e, embora a imagem popularmente associada ao Yoga seja a de uma pessoa jovem toda torcida como um pretzel, os que são mais velhos e menos flexíveis também podem apreciar a prática de Yoga...

Yoga é Apropriado para Seniores? 
Na maioria dos casos, não existem contra-indicações para a prática de Yoga por idosos. E embora a tendência associada à reforma seja ter uma vida mais sedentária, a entrada na reforma é o momento perfeito para iniciar hábitos saudáveis promotores de longevidade.

Frequentar aulas de Yoga também ajuda a estabelecer um sentido de comunidade e a desenvolver amizades com os colegas e com o professor. Este tipo de conexões sociais são essenciais e surpreendentemente importantes para a manutenção da saúde e bem-estar durante o processo de envelhecimento.

Benefícios do Yoga para os Seniores
Imagem relacionadaOs benefícios para os seniores não diferem dos para a população em geral:
§  Promove a saúde – é profilático,
§ Combate o stress, proporciona um sono biológico nocturno de qualidade,
§  Alonga e tonifica os músculos incluindo os esfíncteres (músculos envolvidos na urina e defecção),
§ Melhora o equilíbrio (particularmente importante) e a força
§  Possibilita o aperfeiçoamento da postura corporal
§  Trabalha as articulações,
§  Treina a acuidade visual,
§  Aumenta a capacidade respiratória (como resultado dos exercícios respiratórios)
§  Estimula a circulação de retorno, 
§  Ensina uma alimentação e uma vida mais saudável.
§ Fortalece o sistema imunitário, estimula o aparelho hormonal/ endócrino, estimula a sensação de auto-confiança e felicidade, 
§  Fomenta o romper da solidão,
§ Ensina a manter o emocional positivo, altamente criativo, evitando depressões, levando o praticante a conviver com o melhor de si.
§  Yoga quando praticado durante anos suficientes empurra a velhice senil para o final da existência.

Nunca é demais lembrar que estes resultados não ocorrem do dia para a noite, após uma única aula, pelo que se sugere que deve ser mantida uma prática regular pelo menos uma vez por semana.

Que Tipo de Yoga Devo Praticar?  
O tipo do Yoga mais apropriado dependerá da sua idade, do nível actual de aptidão, e habilidade física. Se for exercitar pela primeira vez (ou depois de uma longa pausa) ou se já perdeu o tónus muscular significativo e flexibilidade, deverá começar pela Hatha Yoga, uma abordagem dinâmica que une a respiração ao movimento.
A prática do Hatha Yoga ajuda a fortalecer o corpo e a ganhar força, fortalece os ossos e as articulações, acalma a respiração, acelera a circulação e os processos de eliminação.
Todos estes processos aumentam o bem-estar e com uma prática regular, a postura, o equilíbrio e a agilidade irão sofrer uma positiva melhoria.

O que diferencia Yoga para Seniores do Yoga geral?
As asanas sugeridas para uma pessoa idosa podem ser as mesmas que as sugeridas para um indivíduo mais jovem. A diferença reside no esforço e no tempo despendido numa postura e na flexibilidade envolvida. No entanto, se o idoso tiver níveis de resistência elevados poderá centrar-se em exercícios abdominais e com incidência cardiovascular.

No Be-Fit Setúbal a aula de Yoga Senior será assegurada pela querida Eva Piçarra

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Programa XTREME VINTAGE_Dança Sénior



Dança Sénior

É a Dança que é Sénior ou são os Seniores que a Dançam?


Elda Jara Doutel
Psicomotricista

Imagem relacionada

Nem uma nem outra...ou será que são as duas coisas? 😉

Ok, vamos simplificar e começar por explicar (será que é preciso?) o que é a DANÇA... consta no site Significados que dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música.

Imagem relacionadaA dança é uma das formas de expressão de sentimentos mais antigas usadas pelo Homem. No período Paleolítico é possível encontrar pinturas de pessoas dançando. Existem também várias pinturas rupestres da Pré-história nas quais aparecem manifestações de danças em roda e em filas.
O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza. 

O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito.

E é aqui que nós entramos, queremos que as aulas de Dança Sénior sejam um espaço onde vamos essencialmente procurar a diversão e trabalhar com o corpo e a sua própria linguagem, procurando uma integração entre a mente e o corpo, preservando a noção que o movimento corporal pode levar a mudanças psicológicas, promover a saúde e o desenvolvimento pessoal.

Vamos aprender uns com os outros, e sem julgamentos, sobre Tango, Cha-cha-cha, Bolero, Twist, Mambo…e pelo meio introduzimos as Danças em Roda e as Danças em Linha, usando melodias alegres e ritmadas que induzem a motivação, estimulam todo o sistema cardiovascular e músculo-tendinoso, e proporcionam uma melhoria significativa na qualidade do sono.

As coreografias terão características próprias que tornam possível a participação de idosos, isto é, atendendo à especificidade desta faixa etária, serão de baixo impacto, curta duração e sem esforço físico intenso.

Relativamente à Dança Sénior, podemos dizer que existem duas modalidades: a dança sentada e a dança em pé. 
  • Na dança sentada os exercícios de Aquecimento “despertam” o corpo, melhoram a flexibilidade, a agilidade e a consciencialização corporal. Adequado a pessoas com ou sem limitações físicas ou que utilizam cadeira de rodas.
  • As coreografias para danças em pé são  compostas possuem passos curtos, leves e fáceis de serem aprendidos. O grau de dificuldade aumenta conforme o desenvolvimento do grupo.

A Dança Sénior tem importantes benefícios psicológicos e fisiológicos, sendo:


Depois de tudo isto, só nos resta perguntar... a(o) menina(o) DANÇA?

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Programa XTREME VINTAGE_As Modalidades_GPm FIT


GerontoPsicomotricidade Fit

Elda Jara Doutel
Psicomotricista

Resultado de imagem para gerontopsicomotricidade

Intervenção Psicomotora no Idoso

Na publicação GerontoPsicomotricidade (GPm) falamos sobre esta terapia e quais os seus benefícios...que resumindo: permite atenuar a perda de material neurológico, possibilita o aumento da capacidade cognitiva, o desenvolvimento do equilíbrio, o aperfeiçoamento dos reflexos, uma melhor percepção do esquema corporal e um controlo mais eficiente da velocidade do movimento, potencia a tonificação da massa muscular e o reforço do tecido ósseo.

Resultado de imagem para gerontopsicomotricidade
Um exemplo!
A intervenção psicomotora no idoso tem como principal objetivo a promoção e manutenção da sua qualidade de vida. 

Apresenta um carácter preventivo, e atua em distintas áreas, motora, cognitiva e social, através de uma visão integral do ser humano, analisando-o de modo holístico. 


Considerando a velhice uma etapa de maior fragilidade, a prática psicomotora poderá ser uma aliada nesta fase, uma vez que promove a manutenção da funcionalidade e da satisfação pessoal, através da estimulação da consciência corporal e da procura de sensações, por meio do movimento e da relação. 

GPm Fit - GerontoPsicomotricidade e Fitness

Resultado de imagem para gerontopsicomotricidadeNa nossa prática percebemos que se aliarmos os benefícios da GPM aos benefícios do exercício físico, conseguiremos obter resultados mais vincados e duradouros a nível da capacidade cognitiva, da prevenção da doença, do equilíbrio e da massa muscular e, deste modo: 
  • ajudamos a descobrir o poder revitalizante do exercício;
  • inspiramos a sentirem-se mais vitalidade, com mais energia e pronto para o dia;
  • ajudamos a livrarem-se de pensamentos negativos sobre sua idade, condições de saúde ou corpo físico;
  • ensinamos a alcançar metas e objectivos reais com actividades que gostam de fazer;
  • e encorajamos a dar passos genuínos em direcção à saúde e felicidade.

Assim, os programas de exercício físico, são adaptados às necessidades individuais dos participantes e incorporaram actividades específicas de equilíbrio e marcha, juntamente com actividades funcionais destinadas a melhorar a força muscular, resistência e a potência.


Resultado de imagem para gerontopsicomotricidade
Isto é particularmente importante se recordarmos que, tanto o sistema musculo-esquelético como o cardiovascular são influenciados pelo princípio da sobrecarga (a exposição de um tecido ou órgão a uma carga a que normalmente não se encontra acostumado, melhora a sua função), e desta forma, o desafio sistemático e progressivo (dentro de determinados limites) melhoram o equilíbrio, a destreza e a força muscular 

Em Que Consiste?


As actividades propostas têm como foco:

Resultado de imagem para gerontopsicomotricidade actividades
  • Desenvolvimento de actividades funcionais destinadas a melhorar a força muscular, resistência e potência 
  • Melhoria da mobilidade articular,
  • Melhoria do controle postural e dinâmico (equilíbrio e marcha), especialmente na mudança de ambientes sensoriais e com um nível crescente de complexidade,
  • Melhoria das competências cognitivas de memória (curto, médio e longo prazo), atenção, concentração  
  • Melhoria de competências de organização e orientação no tempo e no espaço e representação do esquema corporal
  • Melhoria das competências sociais e do domínio emocional



As Sessões

As sessões terão uma frequência bissemanal, com duração de 45 a 60 minutos, com a seguinte estrutura-base:


    Resultado de imagem para gerontopsicomotricidade sessao
  • Alongamentos e Mobilização Articular
  • Exercícios de Estimulação Cognitiva
  • Exercícios Psicomotores
  • Exercícios Direccionados (específicos para necessidades reabilitativas)
  • Retorno à Calma
   Teremos mais artigos sobre a Gerontopsicomotricidade mas, para saber mais sobre esta modalidade e restantes do Programa Xtreme Vintage, contacte-nos ou contacte a recepção do ginásio Be-Fit Setúbal

Cuidado com o Frio!

  Cuidado com o Frio! Elda Jara Doutel Psicomotricista Conselhos da Direcção Geral de Saúde (DGS) Perante a previsão...